Mangás e Animês na Dermatite Atópica
Domingo, 29 de março de 2026, 10h00 - 14h00
Espaço de Eventos, Radisson Paulista, São Paulo, SP
Comemorando o lançamento da 2ª edição do mangá da AADA, A Jornada de Péricles, e com a colaboração da Japan House São Paulo, a Jornada do Paciente deste ano discutiu o papel dos mangás e animês na dermatite atópica. Através da música, palestras e atividades interativas – pacientes, familiares e profissionais da área da saúde tiveram a oportunidade de descobrir como as histórias em quadrinhos e os desenhos animados japoneses podem funcionar como uma ferramenta poderosa de identificação e inspiração para enfrentar os desafios da doença.
Clique nas imagens para visualizar as fotos do evento:
Programação:
10h00 - Grupo de Apoio para Pacientes e Familiares
11h30 - Coffee Break
12h00 - Apresentação Musical — Tema do Castelo Animado (Merry Go Round of Life - Howl's Moving Castle) — Trio AADA: Anna Luiza Henrique Silva (violino), Bárbara Ellen (violoncelo) e Roberto Takaoka (piano)

12h15 - Palestra: O Mundo dos Mangás e Animês - Vinicius Garcia (Educador da Japan House São Paulo)
Vinicius Garcia é educador, dramaturgo e artista com trajetória multidisciplinar entre teatro, literatura, artes visuais e educação cultural. Graduado em Artes Cênicas e Letras pela USP, atualmente integra a equipe do educativo da Japan House São Paulo. Desde 2021, é idealizador e responsável pelo Ciclo de Mangá da Japan House São Paulo, projeto dedicado à leitura coletiva, formação de leitores e reflexão sobre a cultura japonesa por meio de histórias em quadrinhos, dialogando com temas como estética, linguagem e imaginário. Atua com mediação cultural e acessibilidade em espaços expositivos e possui experiência em dramaturgia, criação cênica e projetos colaborativos.
12h45 - Palestra: A Jornada de Péricles, o Mangá da AADA — Maicon Melo (Designer) e Fernando Soares (Sociólogo)
Clique aqui para ler a Jornada de Péricles, o primeiro mangá da AADA!
13h15 - Oficina: Criando Nosso Próprio Mangá Usando Yonkoma (tirinhas de 4 quadros)

14h00 - Fim da Jornada
O Papel dos Mangás e Animês no Enfrentamento da Doença
Mangás e animês desempenham papel significativo no enfrentamento da doença tanto para pacientes quanto para seus familiares, oferecendo acolhimento emocional e modelos de resiliência. Ao apresentar narrativas ricas em personagens que superam adversidades, essas obras permitem que leitores e espectadores se identifiquem com jornadas de luta e esperança. A estética visual e o ritmo narrativo dos mangás e animes — com cenas emocionais intensas e momentos de alívio — ajudam a modular o estresse, proporcionando pausas mentais necessárias durante tratamentos longos ou períodos de incerteza.
Além disso, mangás e animês funcionam como ferramentas educativas e de normalização: histórias que abordam temas como doenças, hospitalização, cuidados e apoio familiar contribuem para reduzir estigmas e ampliar a compreensão sobre processos médicos e psicológicos. Para familiares, essas obras oferecem linguagem compartilhada e tópicos de conversa que facilitam expressar sentimentos difíceis e fortalecer laços. Comunidades de fãs, fóruns e clubes de leitura/assistência criam redes sociais de suporte, trocando recomendações, e experiências que reforçam solidariedade.
Por fim, o consumo dessas mídias pode integrar-se a estratégias terapêuticas informais — leitura ou sessões de animê, exercícios de imaginação inspirados em personagens e atividades criativas relacionadas (desenho, escrita) — que promovem bem-estar, autoestima e sentido de propósito durante a vivência da doença.
Realização

Colaboração


















