Campanha de Conscientização da Dermatite Atópica 2021

Como a ARTE, a CIÊNCIA e a EDUCAÇÃO podem ajudar o paciente com dermatite atópica?

Assista a gravação da LIVE da Campanha Nacional de Conscientização da Dermatite Atópica, realizada no dia 24 de setembro de 2021, onde apresentamos projetos e relatos dos grupos de apoio de várias cidades do Brasil, mostrando como a Arte, a Ciência e a Educação podem ajudar o paciente e seus familiares. Apresentação do João Pedro Imamura de Souza e do Dr. Roberto Takaoka, junto com a convidada especial, a Pipoca Atópica!

A Dermatite Atópica é uma doença crônica muito comum que causa lesões na pele e coceira.  É a doença de pele mais comum nas crianças aparecendo geralmente no primeiro ano de vida. Também pode afetar os adolescentes e adultos. A incidência da dermatite atópica tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de 10 - 15% da população em alguma época da vida. A causa exata da doença ainda é desconhecida mas atualmente se sabe que a dermatite atópica não é uma doença contagiosa e sim uma doença de origem hereditária.

Em casos mais fortes, a dermatite atópica pode atrapalhar muito a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Muitos pacientes reclamam de problemas de sono devido à coceira noturna. Crianças e adolescentes podem sofrer bullying devido ao preconceito, podendo levar os pacientes ao isolamento e à depressão.

Além do uso da medicação correta para o tratamento, é muito importante a orientação dos pacientes e de seus familiares quanto à doença. Na maioria dos casos a dermatite atópica pode ser controlada com as medidas de identificação e controle dos fatores desencadeantes, além do uso de medicação adequada.

A AADA estimula os pacientes e seus familiares à participarem dos Grupos de Apoio para melhorar o entendimento sobre a doença e melhorar a adesão ao tratamento.

Existem vários Grupos de Apoio pelo Brasil. Para saber mais sobre os Grupos de Apoio, clique aqui.

 

 

Campanha Nacional de Conscientização da Dermatite Atópica 2020. Assista aqui: