Dermatite Atópica

O que é Dermatite Atópica?

Dermatite Atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.

A Dermatite Atópica afeta geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica.

Essas três doenças são conhecidas como as doenças atópicas ou tríade atópica.

O que causa?

A causa exata da Dermatite Atópica é desconhecida.

No entanto, atualmente se sabe que a Dermatite Atópica não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária (isto é, herdada de um dos pais).

Uma criança que tem um dos pais com uma condição atópica (asma, rinite, alérgica ou Dermatite Atópica) tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica.

Uma criança com os dois pais com doença atópica, tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica.

Pele Seca

A pele seca é uma característica muito presente e representa um dos fatores que mais contribuem para a piora da Dermatite Atópica.

Para evitá-la, deve-se tomar cuidado na hora do banho, que deve ser rápido e com água morna.

Evitar uso excessivo de sabonetes e buchas e aplicar um hidratante neutro nos três minutos logo após o banho, antes que a água que está na pele se evapore.

Quais as principais características da Dermatite Atópica?

Além da coceira (ou prurido), que está sempre presente, a Dermatite Atópica caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele.

Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e adultos , as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho, e são mais secas, escuras e espessadas. Em casos mais graves, a Dermatite Atópica pode acometer boa parte do corpo.

A Dermatite Atópica é uma doença comum?

A Dermatite Atópica é uma doença muito comum, universal, sendo mais encontrada em áreas urbanas. Estudos recentes mostram que a incidência da Dermatite Atópica tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de 10 a 15% da população em geral, em alguma época da vida.

A Dermatite Atópica tem início precoce, aparecendo geralmente no
primeiro ano de vida. O prognóstico é favorável na maioria dos casos,
sendo que aproximadamente 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da puberdade.

Temperatura, umidade e exercícios físicos

Frio extremo, temperaturas altas ou mudanças bruscas de temperatura, são mal toleradas pelas pessoas com dermatite atópica.

O aumento da transpiração causado pelo calor ou por exercícios físicos, podem resultar em uma sensação de "pinicação" e aumento da coceira, agravando a dermatite atópica. A umidade baixa do ar durante o inverno também pode contribuir para piora da dermatite atópica.

A prática de exercícios leves ou moderados não está contra indicada. Na maioria dos casos, a natação pode ser praticada, com o cuidado de se retirar o cloro no banho, logo após a saída da piscina.

Papel dos alimentos e das dietas

O papel das alergias alimentares e das dietas é extremamente controverso. Estudos mais recentes indicam que apenas um pequeno número de pacientes (aproximadamente 10% das crianças abaixo de 5 anos) podem se beneficiar com uma dieta de eliminação adequada.

Não está justificado tratar crianças com uma Dermatite Atópica leve com dietas de restrição, que podem, inclusive, levar a uma deficiência de nutrientes vitais, além de causar um distúrbio importante na rotina familiar.

Para mais informações sobre dermatite atópica e alergia alimentar, confira o folheto informativo da AADA.

Substâncias Alérgicas e Irritantes

Alérgicas

As substâncias alérgicas ou alérgenos são substâncias mais sutis e difíceis de serem identificadas e eliminadas. Alergias aos ácaros, fungos, pêlos de animais e alimentos são difíceis de serem comprovadas, mesmo com o uso de testes alérgicos. Entretanto, algumas medidas citadas em substâncias irritantes podem ajudar, em alguns casos.

Irritantes

Produtos químicos em geral, roupas de lã ou de fibras sintéticas, poeira e fumaça de cigarro devem ser evitadas. Usar basicamente roupas de algodão. O quarto ou outros ambientes onde se passa a maior parte do tempo, devem ser bem arejados, desprovidos de muitos móveis, cortinas, carpetes e bichos de pelúcia. Essas medidas de controle ambiental facilitam a limpeza do ambiente.

Estresse emocional

A maioria dos pacientes e pais de pacientes com dermatite atópica nota que situações estressantes podem causar uma piora da doença. Raiva, ansiedade e frustrações, podem levar ao aumento da vermelhidão e da coceira, resultando na perpetuação da dermatite atópica. As pessoas com dermatite atópica e os pais, devem aprender a reconhecer as situações de estresse.

Alguns métodos que podem reduzir o estresse podem ser feitos pelo próprio paciente e necessitam de pequena ou nenhuma orientação profissional, como por exemplo: priorizar e organizar o tempo, praticar exercício físico aeróbico, ouvir música, ler e até meditar.

Os pais devem aprender a controlar sua ansiedade, pois é muito comum a criança com dermatite atópica captar o nervosismo dos pais e começar a se coçar mais.

Outros métodos para o controle do estresse podem requerer assistência profissional, como por exemplo, uma consulta com um psicólogo, ou a participação em grupos de apoio para pessoas que sofrem de dermatite atópica.

Infecções

As infecções de pele ou outros tipos de infecções podem desencadear uma piora da Dermatite Atópica. Sinais de infecção de pele a serem observados incluem o aumento brusco da vermelhidão, "bolhinhas" preenchidas por pús (pústulas) ou vesículas ("bolhinhas preenchidas por líquido claro).

Algumas vezes, gripes e resfriados podem causar uma piora da Dermatite Atópica. Com repouso e tratamento adequado da infecção, a piora da Dermatite Atópica pode ser evitada.

Quais os medicamentos mais usados no tratamento da Dermatite Atópica?

Existem diversos medicamentos que ajudam no controle da Dermatite Atópica. As pomadas ou cremes de cortisona (cortisona tópica) são muito eficazes no controle da Dermatite Atópica. No entanto, devem ser indicadas e usadas corretamente para se evitar efeitos colaterais a longo prazo. Esses efeitos incluem a atrofia (ou afinamento) da pele e as estrias. Existem diversas apresentações de cortisona tópica (diferentes veículos e potências) e apenas o médico pode indicar qual a melhor apresentação para cada caso.

Mais recentemente, medicamentos conhecidos como imunomoduladores tópicos foram introduzidos para substituir ou diminuir o uso da cortisona tópica e se evitar os seus efeitos colaterais. Os anti-histamínicos (ou antialérgicos) orais são usados para se controlar o prurido (ou coceira), principalmente no período noturno. A cortisona por via oral, bem como outros medicamentos imunossupressores, devem ser usados apenas nos casos mais graves. Os antibióticos podem ser usados em casos de infecções.

Outras terapias, como o uso de raios ultra-violeta, óleos vegetais orais, probióticos, coaltares tópicos, podem ajudar em alguns casos.

Sempre consulte seu médico sobre o melhor tratamento indicado para o seu caso.