Sustentabilidade

Qual é a relação entre sustentabilidade e a dermatite atópica?

O conceito de sustentabilidade é muito amplo embora seja mais frequentemente usado no sentido da preservação do meio ambiente.

É incontestável que o modo como vivemos e como tratamos o nosso planeta podem ter efeitos em nossa saúde. Neste contexto, alguns estudos já relacionam a piora da dermatite atópica ao aumento da poluição.

Já no I Simpósio Nacional de Dermatite Atópica realizado em Maio de 2009, implementamos várias medidas para diminuir o impacto do evento no meio ambiente, incluindo maior uso da internet e diminuição do uso de papel para a divulgação, alimentação saudável e orgânica, uso de louças e copos não descartáveis, promoção do uso de transportes coletivos, e a divulgação dos 3 “R”s: “Reduza. Recicle. Reutilize.

O que é a Medicina Sustentável?

O conceito de medicina sustentável foi descrito pelo bioeticista americano Daniel Callahan e defende uma medicina mais acessível e mais preocupada com a melhoria da qualidade de vida. Isso implica numa acentuada mudança do uso de recursos para a promoção da saúde e para a prevenção das doenças. A missão da AADA segue a filosofia da medicina sustentável.

Um dos projetos mais sustentáveis promovidos pela AADA são os grupos de apoio para pacientes portadores de dermatite atópica. O primeiro grupo foi iniciado há mais de 20 anos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e continua até os dias de hoje.