ORIGAMI – Projeto 1000 Tsurus

ORIGAMI – Projeto 1000 Tsurus

Os Efeitos Terapêuticos do Origami

A prática do origami é capaz de estimular o relaxamento, a concentração e a criatividade. A AADA tem usado o origami como uma importante ferramenta complementar no tratamento da dermatite atópica.

A Associação de Apoio à Dermatite Atópica vem fazendo vários projetos que incluem o origami, como workshops e exposições.

Em 2013 foi realizada a exposição "Arte e Humanização: Os Efeitos Terapêuticos do Origami" no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A prática do origami proporciona relaxamento e concentração e acaba por fazer com que o portador da dermatite atópica se coce menos. Além disso, a arte de dobrar papel melhora a autoestima, exercita o raciocínio e desenvolve a criatividade, relata Tarcila Campos, psicóloga especializada na área de dermatite atópica. Segundo o Dr. Roberto Takaoka, a arte do origami é um dos instrumentos mais poderosos no processo de humanização. “É ir além da enfermidade. É enxergar o ser humano que está atrás da doença".

O Projeto 1000 Tsurus foi concebido durante a pandemia com o intuito de trazer boas energias para nossas casas e para o mundo. O tsuru, ou grou, é o pássaro símbolo da paz, saúde e longevidade.

Veja aqui um video da Associação de Apoio à Dermatite Atópica, onde a Prof. Mari Kanegae, uma conhecedora profunda do origami, explica em detalhes, como dobrar um tsuru.

Durante a pandemia, pedimos aos amigos e amigas da AADA, para dobrarem os seus tsurus e enviassem uma foto para fazer parte de uma exposição virtual.

Clique aqui e visite e EXPOSIÇÃO VIRTUAL