Domingo, 19 de maio de 2024, 10h00 - 13h00, Centro de Convenções Rebouças do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
A hidratação da pele é a base do tratamento da dermatite atópica. Desde a antiguidade era comum o ato de se aplicar óleo vegetal ou gordura animal na pele com objetivos medicinais, fato que pode ter dado origem ao ritual religioso da unção. Essa constatação pode nos revelar um caracter mais profundo do ato de se passar um hidratante na pele. Discutimos a importância do uso do hidratante na dermatite atópica, e mostramos como são feitos e quais as substâncias mais comuns presentes nos hidratantes atuais.
Programação
10h00 -11h30 Grupo de Apoio para Pacientes, Familiares e Profissionais da Saúde
11h30 - 11h45 Intervalo
11h45 - 12h00 O Significado do Rito da Unção e a Conexão com a Hidratação da Pele - Diácono Craig Kinneberg (Paróquia Sant'Anna, Diocese de Santo Amaro)
O ritual da unção consiste na aplicação de óleo na pele e tem como objetivo, dentre outros, confortar o doente e transmitir um sentimento de alívio físico e espiritual.
12h00 - 12h15 A Importância da Hidratação no Tratamento da Dermatite Atópica - Roberto Takaoka, Dermatologista (Divisão de Dermatologia, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)
12h15 - 12h30 Como é Feito um Hidratante? - Eliza Yamamoto, Farmacêutica (Divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)
12h30 - 12h45 Existe um Hidratante Ideal para a Dermatite Atópica? - Lara Adel Nasser, Farmacêutica Fellow (Divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)
12h45 - 13h00 Perguntas e Respostas
13h00 Término
Palestrantes
Craig Kinneberg
Craig Kinneberg foi ordenado diácono em março de 2024. É natural da cidade de Spokane, Washington (EUA). Morou em Lima no Peru por 3 anos e há mais de 10 anos mudou-se para São Paulo para ajudar na missão apostólica de sua comunidade. Tem ampla experiência em coordenar atividades pastorais para crianças, jovens e adultos. Atualmente faz mestrado em Teologia Pastoral no Augustine Institute nos EUA.
Roberto Takaoka
Roberto Takaoka é dermatologista e médico assistente da Divisão de Dermatologia do HC-FMUSP. Trabalha na área de dermatite atópica há mais de 30 anos. É presidente da Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA) e vice-presidente da Sociedade Internacional da Dermatite Atópica (ISAD).
Eliza Yaeko Yamamoto
Eliza Yamamoto é farmacêutica, responsável pelo Setor de Manipulação do HC-FMUSP de 2000 a 2006. Atualmente trabalha como farmacêutica do Laboratório de Controle de Qualidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Lara Adel Nasser
Farmacêutica graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica pela FMUSP. Farmacêutica Fellow do Programa de Complementação Especializada com foco em inovação do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP FMUSP/Brainfarma.