LIVE AADA

LIVE AADA

Acessibilidade aos Tratamentos Sistêmicos na Dermatite Atópica

Assista a gravação da LIVE aqui.

Diferentemente dos tratamentos tópicos, que são aplicados diretamente sobre a pele na forma de cremes ou pomadas, os tratamentos sistêmicos são aqueles administrados por via oral, na forma de comprimidos; ou aqueles que são injetados sob a pele (via subcutânea), no músculo (via intramuscular) ou nas veias (via intravenosa). Os tratamentos sistêmicos geralmente são utilizados nos casos mais graves e resistentes da doença.

Muitas dúvidas permanecem com relação às indicações e a acessibilidade aos tratamentos sistêmicos na dermatite atópica, tanto aos medicamentos sistêmicos tradicionais (ex. ciclosporina, metotrexato), bem como aos novos medicamentos (ex. dupilumabe).

Quais são os pacientes com dermatite atópica que devem fazer o tratamento sistêmico? Quais são os critérios de indicação? Como ter acessibilidade a esses tratamentos?

Junta-se a isso, o complexo e longo caminho de aprovação pelos órgãos da área da saúde que aprovam o uso desses medicamentos pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para entendermos esse cenário complexo, convidamos 3 especialistas para uma discussão sobre os pontos mais importantes sobre o assunto.

Esta LIVE da AADA é recomendada para pacientes, cuidadores, e profissionais da área da área da saúde.

Assista a gravação da LIVE aqui.

Painel:


Mario Cezar Pires (SP)

Médico Dermatologista e Alergista/Imunologista; Diretor do Depto. de Pesquisa e Ensino do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos; Chefe do Depto. de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

Gleison Duarte (BA)

Médico Dermatologista; Dermatologista do IBIS em Salvador; Mestre e Doutor em Ciências da Saúde; Fellowship em Imunodermatogia em Lyon na França; Membro do GRAPPA (Group for Research and Assessment of Psoriasis and Psoriatic Arthritis) e da Rede Rubra de Apoio à Urticária.


Paulo Oldani (RJ)

Médico Dermatologista; Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Moderador:

Roberto Takaoka (SP)

Médico Dermatologista. Assistente da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Presidente da AADA; Vice-Presidente da International Society of Atopic Dermatitis (ISAD)

Apoio