A Importância dos Grupos de Apoio

A Importância dos Grupos de Apoio

ASSISTA O VIDEO AQUI

O que são os Grupos de Apoio? Como são formados e quem pode participar? Aonde existem Grupos de Apoio no Brasil?

O Dr. Roberto Takaoka (SP) e a Dra. Magda Weber (RS) explicam a importância e o papel dos Grupos de Apoio e como os grupos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Participantes dos grupos de apoio falam da sua experiência e como os grupos ajudaram na melhora da dermatite atópica.

Live ocorrida no dia 20 de Outubro de 2021.

GRUPOS DE APOIO PARA PACIENTES COM DERMATITE ATÓPICA

Os Grupos de Apoio são reuniões para pacientes com dermatite atópica e seus familiares, com a presença de profissionais da área da saúde, e representam um importante complemento ao tratamento.

Os objetivos dos Grupos de Apoio são: aproximar os pacientes de outras pessoas com o mesmo problema; melhorar a relação entre os profissionais da saúde e os pacientes; melhorar a adesão ao tratamento, e estimular o autoconhecimento.

O primeiro Grupo de Apoio foi criado em 1990 na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e continua até os dias de hoje. Após o início da pandemia os Grupos de Apoio são realizados virtualmente em várias cidades brasileiras. Atualmente além do Grupo de Apoio de São Paulo, estão em atividade os grupos de Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Santo André, Guarulhos, Brasília, Vitória e Recife.

Para mais informações sobre os Grupos de Apoio para pacientes com dermatite atópica existentes no Brasil, clique aqui.